Colorindo Fotos Antigas facilmente Colorindo Fotos Antigas facilmente | Mauá Memória e Cultura


Que tal colorir aquela foto antiga que está a 50 anos na gaveta da sua casa? no tutorial de hoje vamos explicar como colorir uma foto facilmente usando algumas ferramentas básicas que você acha facilmente na internet e na loja do Android do seu celular.

Para iniciar seu processo de colorização eu recomendo o site ColouriseSG que é um projeto que começou na Singapura e o objetivo inicial era colorir as fotos do acervo daquele país, trata-se de uma AI (Interligencia artificial) que identifica os tons de cinza e converte ele em cores e para que ele aprendesse a fazer isso foi alimentado com milhões de fotos para aprender a interpretar os padrões de cores e ele é melhor que qualquer aplicativo de celular, pois seu banco de dados de cores é alimentado diariamente por milhões de pessoas no mund.

Depois de ser alimentado com milhões de fotos ele foi aberto ao público externo e isso tem duas funções importantes e uma delas é aumentar a quantidade de padrões do programa, ou seja a cada foto que você edita o algorítimo fica mais "inteligente" e consegue se aproximar melhor do padrão de cor real da foto preto e branco, então vamos-lá:


Acesso o site https://colourise.sg/ e role a barrinha lateral até encontrar a opção de enviar sua foto


Para fazer a upload da imagem você deve fazer a verificação de segurança no quadrado a esquerda antes de fazer o envio da imagem preto e branco.


Após fazer a verificação de segurança vai aparecer o link em vermelho "select photo" clique nele que ele vai fazer opção de buscar a foto no seu computador ou no celular.


Como exemplo escolhi essa foto que é da região do Parque São Vicente em Mauá e não existe cópia dessa foto colorida, então seria uma imagem interessante para fazer esse processo e aprender um pouco sobre ele.


Ao processar a imagem e torna-la colorida ele dá duas opções uma delas é baixar o comparativo entre a preto e branco e a colorida e outra opção é baixar o resultado do processo de colorização.


E este é o resultado final da edição feita pelo site, mas se você achou que o céu não ficou tão azul e as cores não ficaram tão vivas, você pode fazer uma pós edição e vamos explicar isso agora.


Abra o programa Photoshop e escolha o item "ajustes" selecione na barra o "Brilho/Contraste e deslize a barra até a imagem chegar no tom de cor que você deseja ou use no seu celular a opção brilho e contraste para editar a imagem, essa opção você encontra indo no ícone "fotos" e a abrir a foto você já consegue fazer essa pós edição ou instale o "Photoshop Express" no seu celular e execute essa ação no programa.


Ao selecionar as opções "Brilho e Contraste" você já nota que a foto fica mais com cores mais vivas então vá deslizando o ícone até chegar no tom que você quer.


E no final do processo a foto fica assim bem viva e colorida muito próxima a realidade desse local quando existia dessa forma, agora é hora de colocar a mão na massa e editar suas fotos, faça testes e verifique as cores que chegam mais próximo do original e divirta-se, pois esse método é o mais econômico e fácil de editar suas imagens, no próximo tutorial vou explicar como restaurar uma foto antiga danificada.

Alex Ferreira



Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe sua mensagem